quarta-feira, 19 de maio de 2010

Torre de Ulisses ...

... uma maravilha observar Lisboa a 360º em tempo real.

Depois de muito deambularmos pelas Muralhas do Castelo de S. Jorge e pelas tendas do Mundo Mix, eis que a Sónia Moreira descobre a Torre de Ulisses na qual é possível observar a cidade de Lisboa. Com visitas marcadas e guiadas em diversos idiomas, tivemos sorte pois a próxima era dai a 30 m e seria em português, todos quisemos ficar e não perder a oportunidade de ver em funcionamento um mecanismo óptico inventado por Leonardo Da Vinci no século XVI - o Periscópio.


A Torre de Ulisses possui esta designação pois segundo a lenda, Ulisses foi o fundador da cidade de Lisboa, outrora, nesta torre, guardava-se o Tesouro Real, pelo que ficou conhecida durante algum tempo como Torre do Tombo.



Foi fascinante a explicação, ouvir a história da cidade, observar vistas inéditas na Câmara Escura instalada na Torre de Ulisses. O funcionamento do periscópio é feito através de um espelho no topo da torre que capta as imagens da cidade e que depois são projectadas numa espécie de lente gigante que se ajusta subido e descendo para focar as imagens.

Lisboa, céu e rio ficaram por instantes debaixo do nosso atento olhar ...





domingo, 16 de maio de 2010

Museu do Traje

Três exposições: Trajes do Séc. XIX; Trajes do Séc. XX  e o Traje como meio de comunicação Intercultural.

Pela manhã deslocamo-nos de metro até ao Lumiar, onde fica o Museu Nacional do Traje e da Moda mas concretamente situa-se na Quinta do Monteiro-Mor, no Palácio Angeja-Palmela.

A quinta compreende também o Palácio do Monteiro-Mor, uma casa do Século XVIII, o Jardim Botânico e uma zona verde com onze hectares.

O palácio onde está instalado o Museu do Traje e da Moda foi mandado construir por D. Pedro José de Noronha, 3º Marquês de Angeja, durante o séc. XVIII, o edifício foi construído sob influência da arquitectura pombalina, desenhando-se em duas fachadas, uma das quais termina com a Capela.

A entrada principal do Palácio desenvolve-se como uma galilé e a articulação entre os andares é feita por uma escada de quatro lanços rectos. Nas salas destacam-se os tectos de masseira, os estuques, as pinturas ornamentais e alguns milhares de azulejos setecentistas.

Para além de nos deslumbrarmos com os magníficos tectos dos salões e da riqueza da pequena capela foi possível visitar 3 das exposições patentes no momento.

Começamos pelos trajes do séc. XIX, onde se encontravam patentes trajes e acessórios de 1800 a 1900. Os vestidos de Estilo Império mostram linhas simples e fluidas, de cores suaves e tecidos ligeiros, inspirados na Antiguidade Greco-Romana. Com o Romantismo os espartilhos e as armações regressam ao traje feminino, assim como uma maior elaboração nas formas, tecidos e cores. O traje masculino adquire, neste período, a sobriedade que o vai caracterizar durante várias décadas reflectindo os ideais da burguesia.

De seguida entramos nas salas da exposição referente ao séc. XX na qual podemos observar trajes e acessórios representativos das grandes alterações vividas na moda do século XX: do Estilo Belle Époque, aos Loucos Anos 20, do glamour dos Anos 30, às restrições da 2ª Grande Guerra e à sofisticação do New Look. A partir dos Anos 60 a juventude começa a criar os seus próprios grupos e estilos, surge a minisaia, o pronto-a-vestir e a moda unisexo. São também apresentadas peças de criadores portugueses que se destacaram nos Anos 80 e 90, como Ana Salazar, José António Tenente, entre outros.

Foi possível ver também trajes de diversos países, encarando o traje como meio de comunicação Intercultural. Foi uma pequena viagem pelo espólio do Museu do Traje, que permitiu conhecer os trajes dos países do mundo onde se fala português.

Visita a Lisboa ...

... com os "meninos" e "meninas" do 9º Curso de Modelação de Calçado e Marroquinaria [Aprendizagem], que após 3 anos de formação terminaram o 12º. ano.

Pois é, estava prometido uma visita e assim foi, no dia 14 de Maio de 2010 partimos de Stª. Maria da Feira no autocarro da Renex rumo à capital. Os meus 9 formandos – Ana, Tânia, Sofia, Daniela, Sónia, Tânia, Sónia, Tiago e Zé, acompanhados por mim e pela Salomé e Emília, puderam desfrutar de duas noites e três dias cheios de descobertas, visitas, aquisição e consolidação de conhecimentos, de brincadeira e diversão e até da possibilidade de rever a nossa Assistente COMENIUS de 2009 - Lídia Pássaro :)

O programa inicialmente previsto sofreu umas ligeiras alteração, pois esta juventude não possui a nossa frescura :P ...

Assim o programa final foi o seguinte:

14 de Maio

15:40h   Saída do CFPIC
16:10h   Sta. Maria da Feira – Autocarro para Lisboa
19:30h   Chegada a Lisboa
20:00h   Chegada à Pousada da Juventude
21:00h   Jantar colectivo na Pousada da Juventude
22:00h   Ida para a Gare do Oriente
23:00h   Ida a Baixa-Chiado
23:50h   Chegada ao Bairro Alto, um dos bairros mais típico e popular
              da noite de Lisboa.
01:00h   Descida para o Cais do Sodré
01:30h   Autocarro para o Oriente


15 de Maio

10:30h   Museu do Traje no Lumiar
11:30h   Ida para o Rossio
12:00h   Visita à Estação do Rossio e sessão fotográfica na Praça D. Pedro IV


12:30h   Almoço
13:15h   Visita à Igreja de S. Domingos
13:45h   Hospital das Bonecas
14:00h   Autocarro na Praça da Figueira para o Castelo de S. Jorge
              Mercado Mundo Mix
              Torre de Ulisses (Câmara Escura com observação da cidade
              de Lisboa a 360º em tempo real)
17:45h   Descida até à Sé de Lisboa
18:00h   MUDE – Museu do Design e da Moda (sem possibilidade de visita)


18:00h   Terreiro de Paço e espreitadela ao Tejo
18:30h   Subir no Elevador de Sta. Justa
19:15h   Igreja do Convento do Chiado


19:30h   Brasileira e Estátua de Fernando Pessoa
19:45h   Ida para o Vasco da Gama – Jantar
20:30h   Ida para a Pausada
22:00h   Saída nocturna para os resistentes :P
              Casino de Lisboa e passeio nocturno pelo Parque das Nações


16 de Maio

10:00h   Check Out
10:10h   Ida para a Gare do Oriente (guardar as malas)
10:35h   Ida para o Cais do Sodré
10:50h   Ida para Belém
11:30h   Visita à Zona de Belém

junto à Torre de Belém

Mosteiro dos Jerónimos (Claustros)


13:00h   Almoço junto ao CCB – Colecção Berardo
14:10h   Visita à Igreja do Mosteiro dos Jerónimos
15:00h   Pasteis de Belém
15:30h   Estação de Belém
16:15h   Ida para a Gare do Oriente
17:00h   Gare do Oriente – Autocarro para Sta. Maria da Feira
20:00h   Chegada a Sta. Maria da Feira
Related Posts with Thumbnails