quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Visita de Estudo a França ...

... à vila de Romans-sur-Isère para conhecer o “Musée International de la Chaussure” e ainda um pouquinho da segunda maior de França, Lyon.

No passado mês de Setembro conseguimos levar um grupo de formandos numa visita de estudo ao exterior.

Formandos do 2º. Curso de Modelação de Calçado e Marroquinaria – EFA N/S do Centro de Formação de Profissional da Indústria de Calçado de São João da Madeira e ainda um formando do 1º. Curso de Modelação de Calçado e Marroquinaria – EFA N/S de Felgueiras, visitaram o “Musée International de la Chaussure” situado na vila de Romans-sur-Isère em França, o qual possui 16.500 peças na sua colecção.

O principal objectivo desta visita de estudo foi o aprofundamento dos conhecimentos e sobretudo o contacto com calçado de diversas épocas e de estilistas que fizeram história, pois só assim os formandos e formadores puderam “in loco” contactar com peças estudadas nas aulas de Evolução Histórica do Calçado e História da Moda.

Mas não ficamos apenas pela visita ao “Musée International de la Chaussure”, pois uma vez que aquela região é bastante rica em património, o grupo de 16 elementos palmilhou toda a vila de Romans-sur-Isère e fez ainda uma visita guiada à Catedral de Saint-Barnard, construída nas margens do rio Isère, um edifício onde o românico e gótico se conjugam.

No último dia ainda foi possível visitar um pouco do património de Lyon, a praça BelleCour, situada entre os dois rios Fourvière de onde se pode apreciar uma bela panorâmica sobre a cidade e ficar a conhecer a Basílica de Notre-Dame de Fourvière. Para todos foi uma experiência única e fantástica, em particular para aqueles que viajaram para fora de Portugal pela primeira vez.

O grupo quer agradecer a todas as pessoas que contribuíram e ajudaram para que esta viagem enriquecedora se concretizasse, em particular ao CFPIC. A todos um muito obrigado por nos terem permitido visualizar na primeira pessoa todo o calçado existente desde a antiguidade até às recentes inovações do século XXI, bem como a oportunidade de alargar horizontes numa viagem que doutra forma e para muitos, seria difícil de concretizar.

0 mensagens:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails