quarta-feira, 30 de março de 2011

PARK GÜELL

... orgânico, colorido e repleto de criatividade.


Este parque merece um post só para ele :P


Ao início da tarde lá estávamos nós a apanhar o metro para a estação Alfonso el Savi depois seguimos a pé 15 minutos sempre a subir … mas valeu a pena !! Mas no regresso viemos de autocarro até à Praça da Catalunya.

Mas regressando ao magnífico PARK GÜELL, um projecto do arquitecto Antoni Gaudí, de entrada gratuita (coisa rara em Barcelona) que nos oferece uma vista fantástica da cidade de Barcelona.



Uma vez que fizemos a visita num domingo e ainda por cima de sol, o parque encontrava-se repleto de turistas, mas simultaneamente essa enchente dava-lhe uma extraordinária vida. Complicado foi tirar as tradicionais fotografias nas escadarias junto da salamandra e nos bancos ondulantes.



O Parque Güell reflecte a plenitude artística de Gaudi na época em que pôs em prática uma série de novas soluções estruturais originadas inspirando-se nas formas orgânicas da natureza e em elementos mitológicos, acrescentando a isso uma grande liberdade criativa e uma imaginativa criação ornamental.





Construído entre 1900 e 1914, foi inaugurado como parque público em 1922. Em 1984 a UNESCO incluiu o Parque Güell na lista de Património da Humanidade «Obras de Antoni Gaudí».
De destacar a Gran Plaça Circular, que apresenta um banco a toda a volta, com cerca de 152 metros e completamente coberto de cerâmica em "trencadís" (mosaicos coloridos).











A servir de suporte à Gran Plaça Circular encontra-se a Sala Hipostila, que é composta por 86 colunas estriadas, de 6 metros de altura e 1,20 de diâmetro; no seu tecto situam-se 4 rosetas circulares que representam as quatro estações do ano.





Se tivéssemos mais horas teríamos ficado mais algum tempo a desfrutar deste belo parque.








0 mensagens:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails